segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Uma Nova Escola para Campinas



A educação é a garantia de uma vida melhor para crianças e jovens de todo o mundo. Transformar a escola em um local agradável, receptivo, dinâmico e educativo, é uma das missões do governo municipal de Campinas. Proporcionar o ensino em período integral seria a solução para diversos jovens que ficam pelas ruas da cidade, com tempo ocioso e vulneráveis às atividades não educativas ou mesmo ilegais. 

Como é possível essa transformação na rede de ensino em Campinas? Através de um plano de ação legislativo que atue em todo o processo educacional da cidade, ou seja, será o governo municipal transformando a educação a partir de uma legislação voltada a garantir uma educação de qualidade e transformadora, permitindo a formação de alunos cidadãos. O que pode ser transformado com este plano? A tecnologia proporcionou uma modificação na estrutura educacional, e que, essa mudança deve ser aplicada dentro das escolas da rede municipal. Nossas escolas, professores e alunos merecem o melhor!

A Nova Escola vai trocar lousas convencionais das escolas municipais por lousas digitais; fiscalizar rigorosamente as empresas fornecedoras de alimentos, desde a aquisição até a distribuição dos alimentos; e tornar as instituições de ensino em período integral.

O projeto de mudar a escola para período integral irá trazer para a rede de ensino a oportunidade de o aluno sair do colégio com qualificação para o mercado de trabalho, através de cursos de capacitação profissional em parceria com o Senai, Escolas Técnicas Federais e particulares, realizados em período oposto aos estudos. Além disso, irá incentivar à prática esportiva em toda a rede e abrir a escola para a sociedade, onde a unidade escolar seria usada nos finais de semana como espaço de recreação para a família, com a participação de educadores esportivos e contando com a segurança da Guarda Municipal da cidade.

Com este projeto os professores não serão esquecidos, muito pelo contrário, serão reconhecidos como merecem, pois com as mudanças na sociedade e na família brasileira, eles se tornaram mediadores sociais, em muitos casos, a única referência construtiva de uma criança ou jovem. O governo municipal precisa melhorar a remuneração, oferecer cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação adequados aos profissionais da educação. Atualmente, eles não são apenas professores que transmitem conteúdos de diversas disciplinas, mas educadores e orientadores educacionais.

Condição para essas mudanças, Campinas possui, o que falta é o empenho de alguns e o que sobra é a ganância de muitos, para desviar dinheiro público, que deveria estar na concretização de projetos como esse. Uma nova escola para Campinas já!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário