segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Esporte: uma solução de integração nas escolas



Com o desenvolvimento frenético da tecnologia, os jovens possuem muitas opções de diversão e lazer que envolvem a interação com o virtual. Eles nascem já sabendo utilizar o computador, jogar vídeo-game e, consequentemente, perderam o se interesse pela prática de esportes. Outro fator que afasta as crianças e adolescentes de atividades físicas é a falta de estrutura nas escolas da rede pública de ensino. 

Em Campinas, por exemplo, a maioria das escolas municipais não possui uma estrutura apropriada para a prática de esportes. Sem uma quadra poliesportiva adequada, as aulas de educação física se transformam em horário ocioso para os alunos. 

O esporte, além de trazer muitos benefícios para a saúde, evitando a obesidade infantil e outras doenças causadas pelo sedentarismo, auxilia no desenvolvimento social e cultural das crianças e jovens. Dentro de cada modalidade esportiva, existem regras e normas a serem seguidas, estimulando a disciplina, a competitividade saudável e contribuindo para a formação do  caráter. O desenvolvimento da capacidade intelectual do jovem e hábito de uma alimentação balanceada são outros benefícios. 

A prática esportiva dentro das escolas cria um vínculo entre os seus alunos, tirando-os das ruas e trazendo-os para dentro da instituição escolar. Independentemente do jovem seguir o esporte na vida adulta, a sua prática na infância é essencial para a formação de um cidadão mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário