terça-feira, 14 de agosto de 2012

A vida sobre duas rodas


Há anos, a moto apresenta os maiores percentuais de crescimento de vendas entre os veículos e, infelizmente, também os maiores no envolvimento em acidentes fatais. Em Campinas, só no ano passado, os motociclistas estavam presentes em 22% desses acidentes. Isso significa que, de 17.818 acidentes que ocorreram na cidade, 3.913 envolviam motociclistas. 

Com números tão alarmantes, fica nítido como é imprescindível criar campanhas de conscientização para ordenação do trânsito. E foi isso que a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – Emdec, fez ao lançar durante o mês de julho, a campanha “Cuide-se! Na moto o para-choque é você”. O objetivo foi alertar os motociclistas sobre os riscos no veículo de duas rodas e a necessidade de preservação da vida. Uma iniciativa importante tomada pelo governo municipal e que merece elogios. No entanto, é necessário também discutir a implantação de ações que deem condições de mobilidade mais adequadas para Campinas.

Como ando de moto quase todos os dias, constantemente vivencio o desrespeito no trânsito que envolve motociclistas, motoristas e pedestres. Sempre me pego pensando: “Como podemos desaforgar as principais vias de trânsito da cidade? O que pode ser implantado? Em Campinas, foram desenvolvidas faixas exclusivas para ônibus, por que não investirmos na implantação de faixas exclusivas para motos?”. 

Sei da importância de um trânsito menos caótico. É por isso que, em uma de minhas propostas de campanha, apresento ideias de melhorias para a mobilidade urbana e o trânsito. Quero propor a criação de motovias, faixas exclusivas para os motociclistas, evitando assim o conflito entre os meios de transporte e reduzindo o número de acidentes. Vou exigir da Secretaria de Planejamento Municipal que contemple em seus estudos esta possibilidade, pois hoje isso não é feito. Atualmente, existem avenidas e ruas em Campinas onde é possivel segregar o trânsito, como na Andrade Neves, Campos Salles e John Boyd Dunlop.
Vamos juntos fazer de Campinas uma cidade transitável e melhor! 

Não desista, nem desanime. Vote no Novo!

Miguel Di Ciurcio - 55.111


Nenhum comentário:

Postar um comentário