sexta-feira, 20 de julho de 2012

Propostas de Campanha



EDUCAÇÃO: UMA NOVA ESCOLA
O “Projeto Nova Escola de Campinas” é um plano de ação legislativa que pretende agir em todo o processo educacional em Campinas. Seu objetivo é elaborar um plano municipal de educação, que permita ao executivo municipal os instrumentos legais para transformar a educação na cidade.
Plano Municipal de Educação
A.      Escola Digital: Todas as escolas municipais devem fazer uso da lousa digital.
B.      Escola em Tempo Integral: Com a modernização digital de toda a rede municipal, a escola pode oferecer, em período oposto aos estudos, cursos de capacitação profissional em parceria com o Senai e Escolas Técnicas federais e particulares.
C.      Alimentação é Saúde: Propor legislação para exigir que toda alimentação das escolas municipais seja auditada (fiscalizada) constantemente, desde a aquisição até a distribuição dos alimentos.
D.      Esporte e Cidadania: Propor legislação para uniformizar o acesso à prática esportiva em toda a rede. Sugerir também a "Escola aberta à Sociedade", onde a unidade escolar seria usada nos finais de semana como espaço de recreação para a família, com a participação de educadores esportivos e contando com a segurança da Guarda Municipal da cidade.
E.       Professores (as): Propor remuneração e treinamento adequado aos profissionais da educação, pois atualmente os mesmos não são apenas professores que transmitem conteúdos de diversas disciplinas. Com as mudanças na sociedade e na família brasileira, eles são um mediador social, em muitos casos, a única referência concreta de uma criança e um jovem.

SAÚDE
O modelo atual de gestão da saúde do município concentra o atendimento da população nos grandes hospitais.
Nossa proposta visa o aparelhamento dos Postos de Saúde com equipamentos, infraestrutura e profissionais, a fim de que o primeiro atendimento seja efetuado pelo Posto de Saúde mais próximo da residência do munícipe. Desse modo, ganhamos agilidade e evitamos deslocamentos desnecessários.
MORADIA
A maioria dos projetos de habitação para a população de  é implantada na periferia e cada vez em locais mais distantes.
Nossa proposta tem como objetivo revitalizar as áreas decadentes da Região Central e dos bairros no seu entorno, trazendo projetos habitacionais para esses locais. Com isso, o cidadão fica mais próximo do seu trabalho, economiza com o transporte, ganha tempo e qualidade de vida. Além disso, essa medida colabora para a redução do número de veículos em circulação nas ruas.

SEGURANÇA
A segurança ostensiva e a investigação dos crimes cometidos pelos marginais cabe à polícia militar e polícia civil, e o município tem que exigir do Governo Estadual que isto aconteça. Sugerir um projeto que fiscalize a atuação das polícias no município.                                                                                                                                       
Nas escolas, propor a instalação de câmeras de monitoramento, cuja responsabilidade de acompanhamento e vigilância seria da Guarda Municipal. Desse modo, preservamos as escolas, expulsamos os marginais e combatemos a venda de droga nas portas das unidades escolares.

CULTURA
Nossa proposta é criar junto à iniciativa privada um modelo de gestão que objetive a preservação e proteção do Patrimônio Histórico de Campinas.
Não é correto tombar um patrimônio, seja público ou privado, sem indenizar quem de direito. Também é necessário definir como ele vai ser preservado. Tombar um patrimônio por tombar cria mais problemas para o munícipio do que solução ou preservação.
Também temos como proposta a criação de espaços culturais nas regiões mais populosas de Campinas, levando até os bairros mais distantes como Valença, Satélite Iris, Jardim Lisa e São Fernando, um projeto de cultura e lazer.

MOBILIDADE URBANA
Motovias e Ciclovias - Propor a criação de faixas exclusivas para os motociclistas e ciclistas, evitando assim o conflito entre esses meios de transporte e reduzindo o número de acidentes.
Exigir da Secretaria de Planejamento municipal que contemple em seus estudos esta possibilidade, pois hoje isso não é feito. Atualmente, existem avenidas e ruas em Campinas em que é possivel segregar o trânsito.
Corridas e Caminhadas – Adequar os espaços de corrida e caminhada nos parques municipais. Por exemplo, aumentar a largura da calçada em volta da Lagoa do Taquaral e revitalizar e ampliar os locais de caminhada do Parque das Águas e Bosque dos Jequetibás.
Além disso, nos canteiros centrais das grandes avenidas, criar ciclovias e trilhas de corrida e caminhada. Isso é possível de ser realizado nas Avenidas Norte-Sul e Maquenzie, por exemplo.

OUTROS
Idosos da Terceira Idade
Propor o aprimoramento do projeto Viva Mais e dar atenção especial ao transporte oferecido pela Prefeitura. São apenas cinco polos que desenvolvem atividades voltadas aos idosos, por isso é necessário oferecer meios para que pessoas que vivem em bairros afastados desses polos também possam participar do programa.

Meio ambiente e desenvolvimento com Sustentabilidade
É necessário preservarmos o Meio Ambiente, porém isso deve ser feito em conjunto com o desenvolvimento econômico, pois os recursos naturais devem ser utilizados para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O desenvolvimento sustentável é a utilização adequada destes recursos visando o bem estar social.
Esportes amadores e olimpícos
Propor parceria com a iniciativa privada para a construção e administação de centros esportivos e culturais, tendo como contrapartida da isenção de impostos. É essencial que a inciativa privada tenha uma administração menos sujeita a interferências políticas para contribuir mais neste aspecto.
Animais
Propor a revitalização do Zoológico Municipal; o aparelhamento e melhoria da infraestrutura do Canil Municipal; dar a destinação correta aos animais mortos; e apreender e tratar dos animais abandonados na rua. 

Um comentário: