sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ordenação do trânsito: solução para a mobilidade urbana


Ontem, dia 24 de maio, São Paulo parou e o caos tomou conta da cidade. Em greve, a maioria dos ramais do Metrô sequer abriram suas portas, impactando cerca de 5 milhões de trabalhadores que dependem  do transporte público para se locomoverem. Os carros e os ônibus já não cabiam mais nas ruas e percursos que, em dias normais levam 30 minutos, passaram a exigir três horas de muita paciência dos motoristas.

Durante este mês e o passado Campinas viveu uma situação parecida com a paralisação dos ônibus municipais e também do transporte intermunicipal. Se num dia comum o trânsito já não é fácil de enfrentar, em dia de greve do transporte público as ruas parecem o inferno na terra. O fato de Campinas ser subsede da Copa do Mundo de 2014 evidencia mais ainda a urgência em organizar a mobilidade urbana da cidade.

Recentemente, Campinas adotou a ciclofaixa como forma de lazer e locomoção nos finais de semana e feriados. A cidade também é adepta dos corredores de ônibus para o transporte público. É urgentemente necessária a criação de faixas exclusivas para motos.  Elas evitariam o conflito entre motociclistas, motoristas, ciclistas, pedestres e veículos do transporte coletivo, bem como daria mais segurança para quem utiliza motocicletas e lambretas.

Utilizo moto quase diariamente e sei que o desrespeito com o outro existe de todos os lados, motociclistas, motorista, pedestres, etc. Como os veículos sobre duas rodas representam há anos os maiores percentuais de crescimento em vendas, é imprescindível criarmos condições de tráfego para eles, bem como campanhas de conscientização para ordenação do trânsito como forma de evitar acidentes e facilitar o fluxo dos veículos.

É preciso exigir da Prefeitura que contemple em seus estudos viários a implantação de projetos que contemplem faixas para Motocicletas. Atualmente, existem avenidas e ruas em Campinas em que já é possível a criação destas faixas exclusivas e nada é feito em relação a isso.

Um comentário:

  1. A "motofaixa" é uma ótima idéia!
    Acho que diversas medidas têm que se tomadas em Campinas, antes que se torne um caos, bem como São Paulo. Apesar de a situação na cidade estar bem próxima à da capital, cabe aos órgãos maximos, bem como a colaboração da população reveter este incomodo antes que seja tarde.
    Eu moro há 10 minutos do local onde faço curso. Mas, de õnibus levo em média uma hora para chegar lá, sendo que tenho que pegar dois onibus para chegar a um lugar próximo. O aumento das frotas de onibus e da quantidade de vias para carro seria um recurso interessante, do meu ponto de vista. Além disso, muitas vezes por causa do preço e demora dos onibus, por vezes prefiro ir de carro para lá, enfrentando congestionamentos nas principais avenidas da cidade.
    Mas como você disse, o principal seria aorganização do trânsito!
    Beijão!

    ResponderExcluir