quarta-feira, 9 de maio de 2012

Qual a solução para mais segurança nas escolas?

É preocupante que a segurança seja um assunto recorrente nas escolas. Atualmente, quando se fala em escola, a violência e o bulling (que também é um tipo de agressão) são os temas mais lembrados e que mais afligem pais e professores. Então, como tornar a escola um ambiente seguro o suficiente para que a educação de qualidade seja o foco principal no espaço escolar?


No final de abril, a Câmara Municipal de Campinas vetou o projeto que obrigaria os estabelecimentos de ensino públicos e privados a terem um detector de metais na entrada dos prédios. A proposta foi negada por falta de verbas para a implementação da medida. Será que os detectores de metais seriam a solução para o problema da violência nas escolas?

Se o objetivo é impedir a entrada de ladrões e afins, um detector de metais na entrada principal não seria suficiente para frustrar a invasão, já que provavelmente a entrada principal não seria a escolha de nenhum criminoso. Além desta medida, outras teriam que ser implantadas conjuntamente.

Obviamente, com a atual disponibilidade de aparatos de segurança e de infraestruturas de conexão, está muito mais fácil monitorar as escolas através de câmeras de vigilância. Essa tecnologia também torna o trabalho mais econômico, já que colocar viaturas rondando as escolas e se deslocando sem de fato ter uma ocorrência em curso tem um custo maior em longo prazo. O trabalho de monitoramento poderia ser efetuado pela Guarda Municipal. No entanto, só a parafernália tecnológica não basta para resolver o problema.

É fato que as escolas devem contar com o apoio da Ronda-Escolar e da Guarda Municipal para inibir a tentativa de atos violentos no entorno das instituições. No entanto, os atos de agressão entre alunos, dentro ou fora da escola, devem ser evitados por meio do trabalho de educação. A escola deve discutir temas como princípios, valores e moralidade para desconstruir a violência como forma de resolução de problemas.

As brigas de alunos que se propagam diariamente pela internet e ganham destaque nos noticiários devem se tornar cada vez mais raras. Para que isso aconteça é necessário repensar o papel das escolas, valorizar e contribuir com o trabalho dos professores, promover campanhas de combate à violência e de aceitação às diferenças.  Ações isoladas como a implantação de um detector de metais são insuficientes.
 
A escola deve ser um espaço de aprendizado e evolução, pois só a educação tem o poder de transformar o estudante em um cidadão consciente de seus direitos e deveres. Além disso, é a principal ferramenta para as mudanças sociais, políticas e econômicas que um país emergente como o Brasil tanto precisa.

8 comentários:

  1. Concordo Miguel, educação é realmente a base de qualquer nação desenvolvida e só assim o Brasil chega lá!

    Stéfany.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Stéfany! Que bom que nós concordamos. Continue lendo o blog! Um abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa. E que você tenha sucesso através deste blog para ajudar sua Cidade. Cristina e Natália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cristina e Natália! Continuem acompanhando o blog!
      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Bom dia Miguel.....estou atrasada nos seus assuntos......
    estou fazendo um curso de pós e um dos assuntos que sempre surge é a educação......um dos maiores problemas do nosso pais.
    até breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Márcia! É um problema que se for resolvido pode melhorar muitas outras coisas.

      Excluir